Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que quase me deixa exausta. Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo. Eu sei chorar toda encolhida abraçando as pernas. Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha a mim com corpo, alma, vísceras e falta de ar.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bruxaria - Arte dos Sábios.








O ofício do Sábio é conhecido como "Witchcraft" - uma palavra que assusta algumas autoridades religiosas, especialmente nas religiões dominadas por homens, mas foi e é baseado em antigas formas tradicionais de desenvolvimento de poderes naturais um e ensina que é errado  prejudicar alguém. Ela ensina caminhos espirituais de trabalhar em sintonia com a natureza. Ele inclui as artes do xamã, do curandeiro natural, o herbalist, a parteira.
A Craft ensina-nos a encontrar a nossa Criadora e Criador dentro de nós. Deus e Deusa para mim são dois aspectos da Divindade uma. Ao contrário da maioria das religiões moderna, totalmente homenageia o sexo feminino, bem como o mal.  E usa mito, poesia e histórias para descrever "o que não pode ser dito", ou a Divindade.  Diferentes aspectos da divindade pode ser dado nomes diferentes. Tudo o que é natural, é visto como bom. Apenas as ações prejudiciais aos outros são proibidos.
Na prática, não é institucional. O ofício é aprendido por pessoas que trabalham sozinhos ou em pequenos grupos, chamados de "famílias", "círculos" ou "covens". Ela não precisa de igrejas caros. Em vez de um espaço temporário sagrado pode ser configurado conforme a necessidade do uso de símbolos. Não há clero profissional que regem um bando de leigos. Todos devem aprender a escrever e trabalhar rituais. Todos se tornam sacerdotisas ou sacerdotes.
A Craft provavelmente desenvolvido a partir da antiga tradição em muitas culturas caçador reunir-em honrar certos indivíduos como "sonhadores" ou xamãs por causa de suas habilidades espirituais e muitas vezes também os seus conhecimentos de cura. Foi a partir da espiritualidade de uma natureza primeira centrado e foi especialmente forte no campo.
Antes da ascensão do cristianismo, as bruxas estavam ligadas ao culto de Diana em Itália - onde há uma história contínua de bruxaria ou "strega" até hoje. Na ilha britânica das grandes catedrais góticas medievais foram construídas por pedreiros que gravou o "Homem Verde", uma imagem do Deus do Wildwood, em seus fundamentos. Muitos documentos da igreja do início do período medieval registrado que a bruxaria era uma prática comum entre a população. Foi visto como uma relíquia de antigas práticas pagãs.
"Pagãos" vem de "pagani", uma palavra latina camponeses significado. "Heathen" significa o povo da saúde - onde estavam os túmulos antigos e círculos de pedra. Eram palavras usadas por pessoas da cidade para descrever os povos da terra, do campo e de velhas formas religiosas.
Mas, com o surgimento de uma instituição poderosa Igreja-Estado sob o controle de um sacerdócio exclusivamente masculino, o palco estava montado para a perseguição dos profissionais independentes de antigas formas. Como esses profissionais não estavam sob a autoridade das Igrejas, eles foram vistos como uma ameaça religiosa. Como muitas bruxas eram mulheres, eles também foram vistos como uma ameaça ao patriarcado que dominou as Igrejas ..
Em meados dos anos 1400 o Papa Inocêncio III  encomendou um relatório sobre bruxaria de dois padres dominicanos. O livro resultante, "Malleus Mallificarum", também conhecido como "O Martelo das Bruxas", atacou bruxas para tais crimes como transformar os membros masculinos do sexo masculino à semelhança dos animais e para roubar os homens de sua virilidade. A coisa assustadora é que este livro de fobias homens, apoiados pela autoridade papal e, assim, respeitado por muitos como "a voz de Deus", foi usado na perseguição, tortura e assassinato de muitos milhares de mulheres e de muitos homens por mais de um século. Para ser uma bruxa, (ou da wicce para usar uma palavra antiga) era para ser "ímpio", por definição, e para merecer a morte. As populações de aldeias inteiras foram massacrados sob esta doutrina. A imagem cristã do diabo se tornou o de deus pagão do deserto, Pan. Se bruxas honrado Pan, eles foram, ipso facto, adoradores do diabo. Séculos de perseguição e assassinatos, assim, levou os restos do Artesanato e do metro antiga religião natural.
Alguns dos que estão abraçando a Craft hoje dizem que foram os ensinamentos de Cristo que os levaram a ele - para que eles dizem que encontrar o ofício com sua ênfase no amor, na bondade da natureza, como mais fiéis aos ensinamentos de Cristo do que os Igrejas. Mas as principais influências sobre eles e sobre muitos de meus amigos parece ser simplesmente o de instinto, de amor à natureza e de memórias antigas. Algumas práticas como solitárias, outros em covens. Outros descobriram a Arte, através do reavivamento conhecido como Wicca, que atualmente usa geralmente variantes rituais compostas por homens que estudaram o Artesanato na década de 1950 - como Gardner. A Craft mais espontâneo é ensinado nos livros mais recentes, como "A Espiral de Dança", de Starhawk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário