Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que quase me deixa exausta. Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo. Eu sei chorar toda encolhida abraçando as pernas. Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha a mim com corpo, alma, vísceras e falta de ar.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Condimentos


- Canela. erva solar por excelência. Nativa do Oriente Médio, é bastante estimada desde a antiguidade. Apresenta-se em casca (a fina é a melhor, cascas grossas usualmente têm pouco sabor) ou em pó. A menos que você use muito, evite comprar vidros grandes de canela moída, nesta forma perde o cheiro e o sabor facilmente. É muito usada em doces, mas fica boa em carnes como a de porco e algumas preparações de frango também. Magicamente, é ótima para prosperidade, energia e vitalidade.
- Gengibre. Outra erva solar, embora por ser subterrânea, também tenha em si qualidade do elemento Terra. É um rizoma (tipo de caule subterrâneo). Usualmente é usado fresco no Brasil, principalmente na bebida chamada de quentão. No entanto, é um excelente tempero para carnes e peixes, e em molhos de salada. Seco e moído pode ser usado como condimento para grãos e massas (faço uma sopa de lentilhas de prosperidade temperada com gengibre e alecrim muito boa). Magicamente falando, é energizante, melhora o humor, pode ser usado para proteção, principalmente contra ataques psíquicos, e em prosperidade. Na hora de comprar, quanto mais novinho, pequeno e tenro melhor, os mais velhos são fibrosos demais, e embora mais ardidos, têm pouco sabor. Para quem tem acesso a mercados orientais, comprar o baby ginger é uma boa saída. Ainda é bom contra enjoos, resfriados, e fortalece o sistema imunológico no geral.
- Noz moscada. Outra erva solar, com algumas aplicações lunares e venusianas. Bom acompanhamento para chantilly (em cremes de frutas, chocolates quentes, etc). Erva de prosperidade, bom tempero para carne de porco. No entanto, deve ser usada com cuidado, seu gosto pode facilmente se tornar enjoativo.
- Alecrim. de origem mediterrânea, solar, de fácil cultivo.  É bastante usada como energizante, em feitiços ligados a poder, força, prosperidade e expansão pessoal. Na culinária deve ser usada com cuidado, em função de seu sabor forte, que pode facilmente se tornar amargo. Combina muito bem com azeite, carnes em geral e peixes, e também fica gostoso de fervido no vinho. Ainda, é um bom tempero para leguminosas – feijões, lentilha, grão-de-bico, tremoço...
A erva fresca tem um gosto muito mais forte que a seca, então é bom tomar cuidado.
- Tomilho. Planta das fadas por excelência, ligada tanto à lua quanto ao sol. Magicamente, pode ser usada em qualquer feitiço com fadas e Deusas fadas, para favorecer a beleza, a harmonia e a prosperidade. Também é uma das ervas de Afrodite e Hécate. Tem um sabor suave, lembrando o orégano com um toque de limão. É excelente para temperar peixes, pratos com berinjela, molhos de tomate no geral e saladas.
- Alho. É uma planta poderosa, magicamente falando, como remédio e como tempero. Planta de Hécate e várias outras Deusas do submundo, é usada para proteção, banimentos e limpezas no geral. Como remédio é um excelente antisséptico, anti-inflamatório e reforça o sistema imunológico. É um dos temperos mais usados no Brasil, no preparado de praticamente qualquer prato salgado: arroz, feijão, carnes de todo o tipo, algumas tortas e pães, patês, saladas e outros. É geralmente usado fresco, mas também pode ser usado seco ou frito, com alterações de sabor.
- Anis Estrelado. São os frutos de um pequeno arbusto que lembra o loureiro. Duros, resinosos, em forma de estrela, podem ser usados para temperar carnes e alguns doces, como compotas de maçãs. Têm um belo efeito estético. Magicamente, é boa para acrescentar ímpeto a alguma coisa, para provocar mudanças. Também têm alguns usos divinatórios. O chá é usado como expectorante e digestivo, acalmando gases e gastrite.
- Erva doce/funcho. Não são a mesma planta, sendo que a erva doce tem sementes mais ‘gordas’ e mais aromáticas, mas são próximas o suficiente em aparência, gosto e cheiro para serem tratadas como uma só. Como tempero, é mais usadas em doces, principalmente bolo de fubá, mas também tempera bem chocolate, vinho e leite, bem como carne suína e alguns peixes. Seu chá é suave, digestivo e levemente calmante. Planta de vênus, favorece a harmonia, o bem estar e a intuição. Um chá de canela, rosas e erva-doce é bom como elemento mágico de rituais envolvendo estes temas.
- Endro/dill/aneto. São usadas tanto as folhas, com sabor delicado e fresco, como as sementes, com sabor forte e picante, reminescente da erva-doce. As folhas, difíceis de achar no Brasil, podem ser usadas para temperar peixes, maionese, patês, queijos e outras comidas de sabor suave. As sementes são de sabor mais acentuado, e são usadas em picles, vinagres condimentados, peixes e carnes, e alguns legumes cozidos. O endro tem um longo uso como planta medicinal e mágica, datando dos antigos egípcios. Em Roma era usada para proporcionar bom hálito, vitalidade e sorte, sendo hábito que os gladiadores mascassem as sementes antes do combate. Na Europa Medieval, ramos da planta atrás das portas protegia contra o azar, e sempre foi uma planta ligada à questões amorosas.
- Cebola. Um dos temperos mais usados no Brasil, o refogado de cebola acompanha praticamente qualquer prato salgado. Fica boa também em pães, seja ralada e incorporada à massa, seja frita da mesma forma, patês ou mesmo para ser consumida pura, frita, a dorê ou caramelada, quando é um excelente acompanhamento para a maior parte das carnes. Magicamente, é uma planta de Hécate também, e de Ísis – principalmente a variedade doce, que se come como fruta e é muito difícil de achar no Brasil. Boa para trabalhar feitiços de cura, proteção e concentração.
- Coentro. Planta de origem egípcia, onde era usada como medicinal, não como tempero. No Brasil é mais usada na culinária do Norte e Nordeste, temperando peixes, carnes, abóbora e ensopados no geral.  Há três formas de se usar o coentro como tempero, embora comumente só usemos as folhas. No Brasil se usam as folhas para os usos descritos acima, e magicamente é uma planta de água, calmante, digestiva, boa para reduzir infecções principalmente as reumáticas. As sementes secas também são um bom tempero, principalmente para carne de porco e de caça, e a culinária tailandesa usa as raízes. As sementes já teriam correspondência Marte-Fogo, boas portanto para feitiços de proteção, ataque, vitalidade e sexualidade.
- Cardamomo. Considerada a rainha das especiarias na culinária indiana, vai bem tanto com pratos doces como salgados, embora no Brasil a usemos principalmente com doces. Combina muito bem com baunilha, canela, maçã e chocolate, e o chocolate quente temperado com cardamomo é uma delicia. Ao comprar, certifique-se que o cardamomo tem cor verde suave, e que as cascas das bagas não estão rompidas, já que é uma especiaria cara e se estiver fora das características indica um produto de qualidade inferior.

- Pimenta do Reino. Como todas as pimentas, vai remeter ao planeta marte. O melhor jeito de se usar a pimenta do reino é fresca, moída na hora. A pimenta do reino é usualmente encontrada branca, colhida verde, e preta, colhida já madura. A branca tem um sabor mais delicado. Vai bem em qualquer receita de carne, ensopados no geral, molho-branco e vinhas d’alho. Pode ser usada apenas como tempero, pelo sabor que confere aos pratos, em quantidades pequenas o suficiente para não se tornar ardida.
- Pimentas. As pimentas são plantas de marte, boas para feitiços de proteção, vitalidade e ataque. Existem muitas variedades de pimentas, diferentes no sabor, no ardor, na cor e na forma. Podem ser usadas em praticamente qualquer prato salgado, para quem gosta. Usualmente são usadas na forma de molho, em vinagre, cachaça ou óleo. No entanto também podem ser usadas frescas ou na forma de geléia.
- Louro: outra planta solar por excelência, ligada à vitória, prosperidade, poder, energia, sagrada para o Deus Apolo. Se ingerido em grandes quantidades, é um alucinógeno moderado. Na culinária é geralmente usado na forma de folhas secas, para temperar feijão. No entanto, é um bom tempero para qualquer coisa em que você refogue cebola (coloque uma ou duas folhas de louro e retire ao final), molhos e sopas. Fresco é mais forte, e deve ser usado com cuidado, porque em excesso deixa um sabor amargo na comida. Em pó, raramente usado no Brasil, pode ser usado em sopas, caldos e para temperar carne de porco e pato.

- Hortelã. Faz parte das mentas, e é a espécie mais conhecida no Brasil, o hortelã-pimenta. Na culinária é usado principalmente em pratos árabes, como tabule, quibe e coalhada seca, mas é um bom tempero para carnes, principalmente de cordeiro, em saladas, molhos de tomate e outros. O pesto de hortelã servido como molho para saladas frias de macarrão é muito gostoso. Seu chá é medicinal, combate gases e vermes, bem como dores de cabeça de origem digestiva. Também é anti-inflamatorio e anti-séptico. Às mentas como um todo, se atribuem poderes afrodisíacos, e o cheiro delas favorece a concentração e a clareza da mente para a tomada de decisões. Segundo os árabes, uma boa forma de se começar um banquete é lavando a mesa com um chá da planta.
- Menta. Tem as folhas mais curtas, de um verde menos brilhante que o hortelã, mas usos bastante similares. Tem uma aroma mais intenso também, e persistente. Um dos pratos mais famosos da culinária inglesa é o cordeiro com a geléia de menta. É consumida principalmente na forma de chás, bastante refrescantes. Magicamente, tem os mesmos usos, sendo também usada para proteção.
- Pimenta-rosa. A aparência é de uma pimenta do reino rosa, mas é a sementes de uma árvore, não tendo parentesco. O sabor lembra o da pimenta do reino também, levemente ardida e com um toque de anis. Pode ser usada em praticamente todos os usos da pimenta do reino, dando um cheiro levemente floral ás receitas. Combina também com doces. É planta afrodisíaca, usada em pratos que trabalhem magicamente questões ligadas a amor e sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário