Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que quase me deixa exausta. Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo. Eu sei chorar toda encolhida abraçando as pernas. Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha a mim com corpo, alma, vísceras e falta de ar.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

SANPAKU

Hj venho postar algo que aos olhos de muitos que lerão esse texto, não terá muita coisa à ver com a Arte, mas achei muito interessante e assim que tiver um tempinho extra espero poder estudar mais a fundo esse assunto que achei tão interessante chamado SANPAKU, que vi na reportagem do programa da Sônia Abraão.  Espero que gostem...

                                           ______________X______________

Sanpaku é uma palavra do idioma japonês medieval e significa “três brancos”. De acordo com a macrobiótica(*), uma pessoa tem olhos sanpaku quando a área branca dos seus olhos é visível também na parte inferior, entre a íris e a pálpebra. Veja na imagem abaixo:


Características Sanpaku:

 
· derrubam objetos com muita facilidade (celular, cadernos, copos, óculos etc.). 
· acidentam-se com mais frequência do que o normal (automóvel, moto, quedas, cortes etc.). 
· pensam em várias coisas ao mesmo tempo. 
· são muito sonhadores. 
· se apaixonam facilmente. 

Questões a serem respondidas para descobrir se a pessoa tem ou não Sanpaku:

1. Você se machuca, cai, se queima ou se acidenta com frequência? 
2. Você derruba objetos frequentemente? 
3. Você costuma fazer uma coisa enquanto pensa em outra?  
4. Você já sentiu que algo ruim fosse acontecer?  
5. Você consegue manter o foco e a concentração quando está fazendo algo? 
6. Você perde a concentração facilmente enquanto lê um livro ou uma revista? 
7. As pupilas dos seus olhos ficam bem próximas das pálpebras superiores? 

*A macrobiótica é um regime alimentar e de vida. A sua designação deriva de macro, grande, e bio, vida. O estilo de vida macrobiótico preconiza a plena vida, implementando o velho aforismo alma sã em corpo são.


                             ______________X_____________
JOHN LENNON

Uma pessoa muito famosa que era SANPAKU  e até em uma de suas música ele menciona esse aspecto de sua vida é o JOHN LENNON,  na música AISUMASEN ( I' M SORRY )
LETRA             

                    Aisumasen (I'm Sorry)
                         John Lennon

When I'm down really yin
And I don't know what I'm doing
Aisumasen Yoko
All I had to do was call your name
And when I hurt you and cause you pain
Darling I promise I won't do it again
Aisumasen Yoko
It's hard enough I know just to feel your own pain
All that I know is just what you tell me
All that I know is just what you show me
When I'm down real sanpaku
And I don't know what to do
Aisumasen Yoko san
All I had to do was call your name
Yes, all I had to do was call your name 

Aisumasen* (Me Desculpe)



 Quando estou por baixo, realmente yin** 
E não sei o que estou fazendo
Aisumasen, aisumasen, Yoko
Tudo que precisava fazer era chamar teu nome
E quando eu lhe magôo e causo dor
Querida, eu prometo, não farei isso novamente
Aisumasen, aisumasen, Yoko
É complicado o bastante, eu sei, apenas lidar com a própria dor
É complicado o bastante, eu sei, apenas lidar com a própria dor
Tudo que sei é apenas o que você me conta
Tudo que sei é apenas o que você me mostra
E quando estou por baixo, realmente sanpaku***
E não sei o que fazer
Aisumasen, aisumasen, Yoko san
Tudo que precisava fazer era chamar teu nome
Sim, tudo que precisava fazer era chamar teu nome



*O significado de 'Aisumasen' é contraditório: Para alguns, significa "Ainda nos amamos?", para outros, "Amo você''.

**No pensamento oriental, o princípio feminino, considerado passivo, terrestre, frio e obscuro, que convive com o yang, em posição oposta. [fonte: Dic. Michaelis]
***Sanpaku significa ''três áreas vazias" ou ''3 brancos''. A palavra se refere a um estado médico. Geralmente, existem dois tipos de sanpaku: O primeiro, o yin sanpaku, com o branco dos olhos aparecendo sob a íris, é bastante comum, especialmente em usuários de drogas. 
Segundo os orientais, isso indica que a pessoa está ameaçada por um fim próximo e trágico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário